Rsma categorias de serviços ambientais
Os serviços dos ecossistemas são classificados em 4(quatro) categorias: 1.Serviço de Provisão ou Abastecimento
A queima de madeira para aquecer um ambiente ou movimentar um motor, por exemplo, é um dos serviços de provisão dos ecossistemas, q consistem na obtenção de produtos no meio ambiente (como alimentos, fibras e outros materiais q servem como fonte de energia, produtos bioquímicos, medicinais e farmacêuticos, recursos ornamentais e água). A crescente utilização desse tipo de serviço ambiental pelo homem ilustra um conflito: ações para aumentar a produção de alimentos, as quais geralmente envolvem expansão da área cultivada, impactam ou degradam outros serviços, incluindo a redução da quantidade e qualidade de água para outros usos, assim como o decréscimo da cobertura vegetal e ameaças à biodiversidade.
2.Serviço de Regulação
São caracterizados por processos como manutenção da qualidade do ar, a regulação climática, o controle de erosão, a purificação da água, o tratamento de resíduos, a regulação de doenças humanas, a polinização e a proteção de desastres por meio da mitigação de danos naturais. Mudanças nas condições dos ecossistemas afetam sua capacidade regulatória, como é o caso do aquecimento global. Com a emissão excessiva de dióxido de carbono na atmosfera, o ecossistema global não tem conseguido regular o clima apropriadamente. O aumento da temperatura terrestre, consequência disso, tem sido anunciado há alguns anos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) por meio de seus relatórios.
3.Serviços Culturais
Incluem a diversidade cultural, na medida em que a própria diversidade dos ecossistemas influência a multiplicidade cultural, de valores religiosos e espirituais, a geração de conhecimento (formal e tradicional), os valores educacionais e estéticos etc.
A
transformação de ecossistemas em paisagens cultivadas, ou devido a processos de urbanização, modificam a ligação entre os ecossistemas e as