RS critico Sobre TPM
Para que serve? O estudo dós clássicos e de suma importância para compreender como funciona os processos políticos de uma determinada década. Imagine um espelho a refletir as ações do passado sobre o futuro com essa perspectiva, a diferença são as diversidades dos problemas que aparecem, mas muitas vezes utilizamos ensinamentos dos antigos para interpretar a ações de hoje o que chamamos de legado contribuições dos pensadores.
Cada pensador tem uma contribuição para o presente, Maquiavel e o queridinho da política porque foi o primeiro a pensar na ideia de governo, ele desvencilhou a visão teológica se preocupando com realidade dos fatos. Com isso deu base criação do estado e para se começar a pensar nas primeiras formas de governo.
Tomas hobbies inventa o conceito de soberania, quando dar poder a um soberano, um dos primeiros a pensar em contrato, dando vertente para movimento mais tarde conhecido como os contratualistas. Rousseau identifica a desigualdade da na sociedade e começa o movimento de democracia deliberativa. Locke um liberal insere a propriedade como resultado do trabalho, e cria o início da divisão dos poderes executivo e legislativo.
Montesquieu complementa o pensamento dele inserindo o mérito as leis e ao judiciário aumentando a divisão de poderes e mais e dando funções a cada um deles. Burke inicia o entendimento sobre partido e minorias organizadas, dando ênfase nas intuições para manter os valores sócias. Kant ele ajuda a entender os direitos universais e um ideal de Republica cosmopolita. Os federalistas fundamentam a existência de federações, a construção de constituições e o enfoque para administração política local, regional federal. Por último Tocqueville inserindo entendimentos americanos acerca de diversidade de jurisdições, e predominância da hegemonia cultural. Vejamos abaixo explanação do pensamento de cada um desses autores.
Maquiavel republicano do período renascentista, sua visão