Rrrrrrrrrrrrrrr
Teoria Econômica
2012
Por que somos assim?
Tarefa difícil seria responder essa pergunta sem antes analisar a transformação da sociedade ao longo dos tempos, a adaptação das pessoas e o sistema capitalista.
Assim, baseando em aspectos históricos, verifica-se o surgimento do termo capitalismo, criado e utilizado por socialistas e anarquistas no final do século XIX e no início do século XX. Seu principal objetivo era identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental. Sob a perspectiva de Marx, em sua obra intitulada “Manifesto do Partido Comunista”, sugere um curso de ação para a revolução socialista através da tomada do poder pelos proletários além da luta de classes que ainda é visível nos tempos atuais.
Com isso o texto faz crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. Quando o autor menciona “tudo que é sólido desmancha no ar”, se referia a formas consistentes de organização de classes sociais, modos de produção que nasceram, vingaram e não se prolongaram no tempo. Imaginava que o capitalismo teria o mesmo fim.
Ademais, antes da organização política, homens se encontravam em uma batalha infinita, uma luta de todos contra todos. É o próprio egoísmo que impede os homens de se unirem e de acordarem entre si uma espécie de pacto social, pelo qual o propósito fim seria auxiliar uns aos outros mutuamente, desistindo de praticar qualquer violência. Seguinte esse pensamento, é fácil identificar que não existia respeito entre as classes. Cada um, pensando apenas em seu próprio benefício, era capaz de qualquer coisa contra os demais, conforme bem expressa o ensinamento de Spinoza “... A única ética que existe é a da sobrevivência.”
Correlacionando com o filme “o último samarai”, pode se destacar a guerra travada pelo Japão contra os samurais. Estes