rqwrf ef
1754 palavras
8 páginas
Grupo 5 Nomes: Iury Cascaes Larissa Bittar Mariana Beatriz Priscila Oliveira Tamirys Mattos
Prova de Classificação e Inclusão
Objetivo: constatar a capacidade da criança de classificar grupamentos de objetos e transitar mentalmente, de forma lógica, entre os grupos e subgrupos organizados.
Materiais
6 gatos (brancos) 6 cachorros (marrons) 4 patos (amarelos) 3 caixas
Nível de desenvolvimento
a) Ausência de noção de classe;
b) Inclusão de classe intuitiva;
c) Inclusão de classe com fundamentação lógica;
Instrução de Aplicação
Situação n° 1. Mostra de elementos:
O educador junta todos os animais e os mostra ao aluno, depois pergunta: “O que são?”.
Certifique-se antes do início da experiência, de que a criança tem conceito do que seja um animal, uma ave.
Toma-se à mão um grupo de animais e pergunta: “O que é isto? E isto? E este aqui?”, enquanto aponta para os grupos. Depois mostram-se as caixas e pede-se que coloque os gatos numa caixa, em outra os cães e em outra os patos.
Situação n° 2. Primeira transformação:
Retiram-se todos os animais das caixas, e mostramos ao menino. Depois, pede-se que o menino coloque os gatos numa caixa e em outra a todos os animais.
Pergunta-se: “Os gatos são animais? E os patos são animais? Há mais cães ou animais? Todos os animais são gatos? Todos os cães são animais? O que há mais cães, gatos, patos ou animais?”.
Avaliação
a) Ausência de noção de classe - não consegue realizar a inclusão, já que não pode considerar simultaneamente o todo e suas partes. Não coloca em nenhuma oportunidade os animais na caixa e também não responde às perguntas quando se tem os animais na mão.
b) Inclusão de classe intuitiva - só responde após ter realizado a construção correta, mas de forma intuitiva, já que não pode fundamentar suas respostas. Quando realiza outra prova paralela realiza-a de forma correta. Equivoca-se numa ou duas perguntas