caminhada
A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão,osteoporose, artrose, acidente vascular e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, libera endorfina que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem estar.
A necessidade de uma atividade física muitas vezes é desconhecida.
A prática deste exercício reduz níveis de colesterolruim (LDL e VLDL) e aumenta o bom (HDL).
A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão,osteoporose, artrose, acidente vascular e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, libera endorfina que são hormônios capazes detranquilizar e dar a sensação de bem estar.
Conforme o Dr. Kenneth Cooper (o criador do “Cooper”), caminhar três vezes na semana, emritmo acelerado por trinta minutos, reduz em 58% o risco de doenças cardiovasculares, que causam morte.
A alimentação, como em qualquer outra atividade física, é importante para um bom resultado. Caminhar sem se alimentar não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para acionar os músculos, por isso é primordial manter uma alimentação balanceada.
Outro aliado para a caminhada é a ingestão de água. Durante a prática do exercício, a temperatura do corpo eleva, e naturalmente perde-se líquidos, sendo assim, é recomendado a ingestão de no mínimo dois litros de água, durante a depois do exercício.
As passadas devem ser curtas para evitar torções e quedas e se desejar mais rapidez, diminua o intervalo entre cada passo, a pisada deve começar pelo calcanhar e depois aterrissar a planta dos pés no chão. A postura é importante, deve-se caminhar com a cabeça na altura