rquitetura
São gonçalo do sapucai, torrão lendario da era aurifera, relembra nos a todo intantre a façanha ousadae gloriosa dos testemidos bandeirantes, paulistas e emboabas que na ansia incontida de descobrir tesouros imensos, fortunas colossais desbravaram os sertões de Minas. outras espediçoes estiveram no sapucai alem das aqui referidas e posteriormente e exploraram possibilidades de riquezas, todavia a primeira refrencia oficial ao sapucai data de 23 de setembro de 1737em documento ja muito comentado pelos historiadores da historia da mineiração de mibnas e que foi redigido pelo então ouvidor da comarca do Rio das Mortes.
Assim temos que descobertas as minas do distrito de S.Gonçalo entre os anos de 1720 a 1740 conforme notas anteriores, a fundação do arrial tenha-se dado tambem por volta de 1740.
Como toda as demais povoações cuja origem e historia de fundação se acha ligada a descoberta do precioso metal o ouro, São gonçalo do sapucai evoluiu rapidamente, tanto assim que ja dem 1741 possuia bom numero de moradias,
Em 1743 o povoado ja antingira grande desenvolvimento, tanto assim que D.Luiz De Mascarenhas quando naquele ano tentou arrogar para a Capitania de São Pauloa posse de Minas Do rio Verde.
Interessante e precioso documento existente mo arquivo nacional datado do ano de 1830 contante de uma longa e bem fudamentada representção dos habitantes da povoação de São Gonçalo do Sapucaídirigida a S.M, Imperial, dando-lhe conhecimento de que se acham resolvidos a mudar a referida povoação de local em que se