rqa weq saccwq

722 palavras 3 páginas
Crescimento das mulheres empregadas, aumento da informalidade e de pessoas que trabalham em casa, queda do número de trabalhadores na indústria, informatização dos locais de trabalho e dificuldades de entrada no mercado de trabalho dos que buscam o primeiro emprego e daqueles fortemente especializados, com idade próxima aos 40 anos. Essas são as principais transformações no mundo do trabalho no século XXI, para o professor Mário César Ferreira, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, uma das mais importantes mudanças está na dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho. “As empresas buscam pessoas com experiência e isso fecha as portas”, disse Ferreira. Por outro lado, os profissionais mais velhos, com idade próxima aos 40 anos, enfrentam dificuldades para se manterem em seus empregos quando são muito altamente especializados. “Aquele perfil de trabalhador especialista em apenas um campo não fica no emprego. A procura agora é por profissionais que tenham multiqualificações lavem, passem e cozinhem”, defende o professor.

“O Dia do Trabalhador é uma data marcada por manifestações por melhores condições de trabalho. Em 1º de maio de 1886, as ruas de Chicago, nos Estados Unidos, foram tomadas por milhares de trabalhadores. A partir desse dia, eles iniciaram uma greve que durou um mês. Durante o ano, mais de cinco mil greves aconteceram na cidade, que era o principal pólo industrial americano. A luta dos trabalhadores naquela época consistia principalmente na redução da carga horária de 48 horas semanais para 44.”

A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é a estrutura e o ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no

Relacionados