Roygbiv
Revisão Teórica:
A bacia hidrográfica é a área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, de modo que toda a vazão efluente seja descarregada através de uma saída simples. Constitui-se no sistema físico ou área coletora da água da precipitação, que a faz convergir para uma única seção de saída, denominada exutória, foz ou desembocadura.
As bacias de grandes rios têm, normalmente, a forma de pera ou leque, enquanto as pequenas bacias assumem formas variadas. Dentre as bacias de mesma área, aquelas arredondadas são mais susceptíveis a inundações que as alongadas. Alguns índices de forma têm sido utilizados para caracterizar as bacias hidrográficas, como o coeficiente de compacidade e o fator de forma.
O sistema de drenagem de uma bacia hidrográfica é constituído pelo curso d’água principal mais os tributários. O sistema inclui todos os cursos d’água, sejam eles perenes, intermitentes ou efêmeros. As características da rede de drenagem de uma bacia hidrográfica podem ser razoavelmente descritas pela declividade dos cursos d’água, densidade de drenagem e índice de conformação.
Cálculo da Área:
Área: 444,986 km ²
Perímetro: 102,835 km
Cálculo dos Índices:
Coeficiente de Compacidade (Kc):
Kc = 1,365
Fator de Forma da Bacia (Ff):
L (12,496 km) ; Lax (7,520 km)
Ff= 1,662
Índice de Conformação (Fc):
Fc= 0,796
Densidade de Drenagem (Dd):
Lt(93,491 km)
Dd= 0,21
Declividade do Curso Principal (S):
L= 42169,253 m
S= 0,005
Determinação do Perfil:
Cota Nascente = 450 m
Cota Exutório = 250 m
Conclusão Analisando primeiramente o Coeficiente de Compacidade (Kc = 1,365) desta bacia, pode-se observar que o valor é relativamente baixo e portanto a bacia é mais compacta e regular. De acordo com o Fator de Forma (Ff = 1,662) da bacia podemos dizer que está não é muito alongada e portanto susceptível à inundações. A análise feita a partir do Índice de