Rox trabalho rox
A sucessão não surge repentinamente, de uma forma abrupta, mas sim num aumento crescente de espécies, até atingir uma situação que não se modifica com o ambiente, denominada clímax.
Tipos de Sucessão:
- sucessões primárias;
- sucessões secundárias;
- sucessões destrutivas.
Características da Sucessão
- aumenta a biomassa e a diversidade de espécies;
- nos estados iniciais, a atividade autotrófica supera a heterotrófica. Daí a produção bruta é maior que a respiração;
- nos estágios climáticos há o equilíbrio.
Ecótono: geralmente a passagem de uma biocenose para outra nunca ocorre de forma abrupta, geralmente há uma zona de transição, designada por ecótono. Em tal região o número de espécies é grande, existindo, além das espécies próprias, outras provenientes das comunidades limítrofes.
Biomas Terrestres
A Terra é formada por grandes ecossistemas que são divididos em Biosfera, Biociclo, Biocora, Bioma, dependendo de suas dimensões.
Biosfera: é o ambiente biológico onde vivem todos os seres vivos.
Biociclos: são ambientes menores dentro da Biosfera. Existem 3 tipos de Biociclos: terrestre (Epinociclo), água doce (Limnociclo) e marinho (Talassociclo).
Biocora: é uma parte do Biociclo com características próprias. Assim, no Biociclo terrestre existem quatro Biocoras: floresta, savana, campo e deserto.
Bioma: dentro da Biocora podemos encontrar regiões diferentes chamadas Biomas. Assim, na Biocora floresta podemos encontrar a floresta tropical, temperada etc.
Biociclo Terrestre ou Epinociclo
É constituído por diferentes Biomas que estão na dependência dos fatores abióticos. Isto significa que dependendo dos fatores abióticos teremos um tipo de Bioma.
Dos componentes