Rotinas administrativas
1. Histórico do processo produtivo no Brasil e no mundo
No Séc. XVIII economia setor primário: agricultura, extrativismo, criações e pesca.
Sociedade pré industrial
Meados Sec. XVIII houve a Revolução Industrial, onde uma maquina passou a fazer o trabalho de muitos homens, mecanizando o processo e gerando o q passou a se chamar produção em série.
Produzir mais em menos tempo
Vídeo tempos modernos de Chaplin
O maior exemplo foi Henry Ford, em 1909 ele introduziu a linha de montagem. Os veículos eram colocados em uma esteira e passavam das mãos de um para outro, onde cada um fazia uma etapa do trabalho.
Todos os carros eram iguais, inclusive a cor. O objetivo era racionalizar e aumentar a produção.
Ford dizia que você podia ter um carro de qualquer cor desde que fosse preto.
Fotos produção de automóvel.
Este novo processo era difícil de se implantar pois exigia grandes fabricas e muito investimento. Foi ai que as empresas passaram de Ltda. para SA.
O operário era visto como uma extensão das maquinas, não existia relação entre funcionário e patrão. Era a Sociedade Industrial.
Na metade do Séc. XX o Fordismo entra em crise e o determinante passa a ser o conhecimento. Começa então, a fase da Sociedade Pós-industrial.
Da década de 50 até a década de 90, novos objetivos e valores passaram a ser incorporados pelas empresas em países desenvolvidos. Elas começaram a se preocupar mais com a eficiência do seu negocio, com a forma de vender o produto e com as relações de trabalho.
Surge então a cadeia produtiva (fornecedores, distribuidores, terceirizações). Uma fábrica não é mais a única responsável por todo o processo produtivo, como na Ford no inicio do Séc. XX.
Nesse meio tempo, nos anos 70, com a busca pela qualidade dos produtos, começou-se a valorizar mais os recursos humanos da empresa, o trabalho em equipe e os desejos dos clientes.
Foi nessa fase que houve a diversificação dos