rotinas administrativas
Maceió-AL
25 de Novembro de 2014
Entende-se por Departamento Financeiro o setor da empresa responsável pela tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e investimentos de recursos, gerado pela atividade econômica desenvolvida pela mesma.
O Setor Financeiro é de grande importância para que se possa controlar todas as entradas e saídas de capital de uma empresa. É esse setor que faz toda movimentação e administração de recursos como: recebimentos de valores, transferências entre caixas, transferências entre bancos, análise de crédito e formação de crédito, entre outros. O financeiro depende de todos os outros setores para desempenhar suas funções e visa sempre o lucro em tudo que é feito
O departamento financeiro tem como função controlar a empresa, isto é, controlar os gastos. É considerado o departamento mais importante; resultando o bom sucesso da empresa.
O departamento financeiro é dividido em:
Controladoria: A controladoria é reservada o papel de monitorar os efeitos dos atos da gestão econômica sobre a empresa. O objetivo da controladoria é fazer com que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser maior e, na sequencia, apontar as devidas correções nas atividades.
Tesouraria: As principais operações financeiras numa tesouraria são contas a receber, contas a pagar, administração do fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos financeiros. Negociação com clientes e fornecedores em torno de descontos por conta de mudanças nos prazos de recebimentos e pagamentos são operações financeiras complementares numa tesouraria.
Contabilidade: A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições