Rotina
Quando a criança inicia sua vida escolar, ela encontra um ambiente diferente do que vive produzindo várias emoções e estímulos. Assim, a instituição de estar apta a providenciar uma adequação dessa criança e ter seu espaço organizado mantendo uma rotina. Para que seja possível dar atenção aos cuidados pessoais e à aprendizagem. A administração do tempo na educação infantil exige planejamento e flexibilidade.
Rotina na educação infantil
A rotina na educação infantil pode ser considerada as atividades do cotidiano no âmbito escolar. Como cada faixa etária exige uma dinâmica alternativa, não pode ser nivelada a todos.
A rotina promove segurança na criança em ralação as ações do cotidiano. E ainda proporcionam maior facilidade de organização de tempo, deixando a criança menos estressada e angustiada. E o professor se sente mais confiante no trabalho que esta desenvolvendo, através do planejamento.
Segundo o RCNEI (1998, p. 54):
“A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático,ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.”
Uma rotina adequada é um instrumento de construção da autonomia da criança. Cabe ao gestor elaborar projetos para que o tempo seja usado a seu favor. Assim rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionando espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
Conforme o RCNEI (1998, p.73):
“A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, que precisa adaptar-se a ela e não o contrário, como deveria ser; desconsideram também o adulto, tornando seu trabalho monótono, repetitivo e pouco participativo.”
A articulação do Cuidar e Educar não podem