roteiro
ROTEIRO DE TRABALHO
Professor responsável: Fernando Marques de Araújo.
ANO: 2011 – Semestre 01
APRESENTAÇÃO
PRÁTICA CONTÁBIL
Sendo a graduação do Curso de Ciências Contábeis uma etapa decisiva na formação do futuro profissional contábil, a Prática Contábil pode ser considerada como um passaporte para a integração do graduando ao mercado de trabalho. Por meio da Prática, o aluno tem a oportunidade de consolidar seus conhecimentos, ao desenvolver um trabalho de atividades de práticas contábeis partindo da simulação na constituição de uma empresa. Neste Projeto, definem-se as regras gerais da Prática, o objetivo, o conteúdo, a metodologia e o sistema de avaliação.
Conceito
Prática contábil é a etapa final do curso de graduação em Ciências Contábeis, onde o discente experimenta o confronto da experiência acadêmica com a prática do trabalho profissional, tendo como matéria de estudo a observação, dados conseguidos através de busca e da pesquisa, nos eventos concretos promovidos pelas ações de gestão das entidades, específicas e abrangentes, aderidas à vocação regional quanto ao campo das atividades empresariais.
Justificativa
O estudo acadêmico, por ter necessariamente a supremacia dos fundamentos teóricos sobre os conteúdos práticos, faz com que as IES, na grande maioria dos casos, não tenham condições de levar à sociedade o cidadão graduado com experiência hábil, para exercer a profissão com competência. A Prática Contábil, então, se justifica, na medida em que, através da pesquisa de campo, dos experimentos práticos concretos, proporcionam ao recém formado o reconhecimento do seu campo de trabalho e a consciência de sua identidade profissional.
Missão do Trabalho Prático
No mundo dos negócios, sendo o profissional da contabilidade o técnico responsável pela gerência das informações contábeis para tomada de decisões, a