Roteiro
Desde pequenos ouvimos histórias contadas por alguém, seja por familiares, amigos, e uma grande parte delas pelos livros. Nessas histórias há elementos que já são do nosso conhecimento, isto é, sabemos que são contadas por alguém, que acontecem em um determinado lugar, com algumas pessoas, em um determinado tempo. Entre outros aspectos, há também aquele do qual não podemos nunca nos esquecer: o fato de que toda história pertence a uma modalidade de texto – o chamado texto narrativo, ou seja, está relacionado com o ato de narrar, relatar sobre um determinado assunto.
Entre os tipos de textos que representam esta modalidade está o conto, que se caracteriza por ser uma narrativa curta, onde o espaço e o tempo são reduzidos, com também, apresenta poucos personagens.
Sua estrutura se apresenta da seguinte forma:
* Introdução (ou apresentação) – Constitui o início da história a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço.
* Complicação (ou desenvolvimento) – Representa a parte em que se desenvolve o conflito. O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir.
* Clímax – É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não.
* Desfecho (ou conclusão) – Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser de vários modos: triste, alegre, surpreendente, engraçado, e até mesmo... trágico!!!
x.x.x.x.x
A análise literária é o processo de compreensão de uma obra de ficção. Você deverá fazer a análise do “Conto de Escola” de Machado de Assis, seguindo o seguinte roteiro:
1. Identificação: Autor, obra, edição, editora, local e data de publicação
2. Pesquisa: Biografia do