roteiro
1º dia
100 metros rasos
Salto em distância
Arremesso de peso
Salto em altura
400 metros rasos
2º dia
110 metros barreiras
Lançamento de disco
Salto com vara
Lançamento de dardo
1500 metros
A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado o atleta mais completo do mundo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução dos recordes mundiais. A primeira versão foi usada entre 1912 e 1936, quando o decatlo ainda era disputado em três dias. A partir de 1964, as tabelas passaram a valorizar o atleta que apresenta desempenho equilibrado em todas as provas da competição.
Um decatleta é submetido às mais desgastantes provas de atletismo. Em um único dia perde até três quilos e consome aproximadamente 6500 calorias.
História [editar]
O decatlo tem a sua origem no pentatlo dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que incluía salto em comprimento, lançamento do disco, do dardo, uma corrida e uma luta. A modalidade foi introduzida nos Jogos de 708 a.C.
O decatlo foi reintroduzido no programa olímpico nos Jogos de 1904, em Saint Louis. O evento foi disputado por sete atletas de duas nações e, segundo as regras da época, duravam três dias. O primeiro medalhado olímpico da era moderna foi o britânico Thomas Kiely. Nesta primeira participação, o decatlo era composto por:
Corrida 100 jardas