Roteiro potencial de repouso e de ação
a) O QUE ACONTECER COM OS GRADIENTES DE NA+ E K+ QUANDO A BOMBA SE TORNA INATIVA? POR QUE OCORREM ESSAS ALTERAÇÕES? A inativação da bomba de Na+-K+ causa inversão da polarização da célula. Isso ocorre devido a falta de ATP.
b) QUAL FOI A ALTERAÇÃO NO POTENCIAL DE MEMBRANA? POR QUE ISSO ACONTECEU? No potencial de membrana ocorre uma alteração elétrica, já que 3 íons de Sódio saem da célula e 2 íons de Potássio entram. Então, na verdade, apenas uma carga positiva sai da célula, causando um déficit de carga positiva no interior da célula.
c) POR QUE AS CONCENTRAÇÕES EXTRACELULARES DE NA+ E K+ NÃO SE ALTERAM MESMO QUANDO A BOMBA SE ENCONTRA INATIVA? O gradiente químico se mantém durante todo tempo através da homeostasia, regulando as concentrações de sódio e potássio. Isto é, são voltagem-dependente.
d) POR QUE HOUVE ROMPIMENTO DA MEMBRANA CELULAR? Uma agressão no mecanismo da bomba Na+-K+ pode ocasionar degeneração hidrópica, pois com a ação do agente agressor haverá a retenção de Na+ no citoplasma da célula e expulsão do K+, fazendo com que a célula tenha uma perda real de íons; com isto acontecerá um aumento de água no citoplasma para manter as condições isosmóticas, acarretando o inchaço da célula e rompimento da membrana celular.
e) O QUE ACONTECERIA COM O VOLUME CELULAR SE FOSSEM INJETADAS SOLUÇÕES SALINA (DE NACL) HIPERTÔNICA E HIPOTÔNICA NO LÍQUIDO EXTRACELULAR? Se a célula for colocada em uma solução hipertônica de NaCl ela ficaria murcha devido a perda de água por osmose para o meio extracelular e na solução hipotônico ela absorvia mais água do meio por osmose ficando mais inchada. Isso é para que haja o equilíbrio iônico.
Experimento 2.1 - CORRENTE POSITIVA
a)COMO SE CHAMAM OS ESTÍMULOS QUE (1) NÃO PRODUZIRAM RESPOSTA, (2) DE INTENSIDADE A PARTIR DO QUAL FOI OBSERVADA A RESPOSTA E (3) DE INTENSIDADE SUPERIOR ÀQUELA QUE FOI OBSERVADA A RESPOSTA INICIAL? 1) sublimiar; 2) limiar; 3) sobrelimiar.
b) COMO SE CHAMA A FASE DO POTENCIAL DE