roteiro muito bom
MATERIAL:
Solução alcoólica 0,1% de Ninhidrina; (Teste Ninhidrina)
Reagente de Biureto (macro); (Teste Biureto)
Solução de α-naftol a 5% em álcool; (Teste Molish)
0,05% de resorcinol (1,3 benzenodiol) em 6N de HCl; (Teste Seliwanoff)
Reativo de Benedict; (Teste Benedict)
Solução de I2 em KI (iodeto de potássio); (Teste Lugol).
Pipetas;
Pipeta de Pasteur;
Pipetador;
Pregador de madeira;
Estante para tubo de ensaio;
Tubos de Ensaio;
Amostras Desconhecidas;
Banho Maria 95ºC;
Ácido Sulfúrico (H2SO4) Concentrado;
METODOLOGIA:
1. Teste de Ninhidrina: Coloque 20 gotas das amostras desconhecidas em tubos de ensaio e adicione a esse, 10 gotas do reagente e agite. Aqueça os tubos por cerca de 1 minuto em banho-maria a 95ºC. Observe e anote os resultados. 2. Teste de Biureto: Coloque 20 gotas das amostras em tubos de ensaios. Adicione 2 mL do reagente e agite.
Observe e anote os resultados.
3. Teste de Molish: Colocar 1 mL de cada uma das amostras em cada um dos tubos e adicionar em cada um dos tubos 2 gotas do reagente do Molisch e AGITAR BEM. Adicionar cuidadosamente, em cada tubo, 1 mL de (H2SO4) concentrado, inclinando-o e deixando o ácido escorrer lentamente pelas paredes do tubo. Deixar os tubos em repouso e observar a formação de uma anel de cor violeta. Interpretar os resultados.
4. Teste de Seliwanoff: Colocar 5 gotas de cada amostra em tubos de ensaio, adicionar 3 mL do reagente. Agitar o tubo e aqueça por 2 ou 3 minutos no banho de 95ºC, observar e anotar os resultados. Voltar ao banho por mais 10 ou
15 minutos e anotar os resultados.
5. Teste de Benedict: Colocar 1 mL de cada amostra em tubos de ensaio e acrescentar a cada um deles 1 mL do reagente.Aquecer os tubos por mais ou menos 5 minutos, em banho-maria a 95ºC. Observar e anotar os resultados.
6. Teste de Lugol: colocar 20 gotas da solução amostra no tubo de ensaio e adicionar de