ROTEIRO Filme 3 15 1
Roteiro para discussão do filme: “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi)
1º Quais são as principais situações da vida das pessoas que foram abordadas no filme e que tem relação com os temas da Psicologia Comunitária.
No período colonial os escravos sofriam estrema violência e repressão. Já remetendo aos dias atuais, o filme retrata pessoas que vivem em comunidades carentes de pouca infraestrutura, com baixos salários, sem organização popular, em condição de risco; cercada de violência urbana. Pessoas que sofrem desgaste físico e psicológico. Perda da identidade cultural devido os meios de comunicação transmitindo a ideologia de uma sociedade de massa e consumo. Apresentando a subserviência do homem na sociedade decorrente da violência e da repressão aplicada
2º As ações e projetos voltados para o trabalho com as Comunidades marginalizadas, que foram evidenciadas no filme, tem caráter assistencialistas, emancipatórias ou dominadoras. Exemplifique.
Ao longo da história é apresentado um empresa especializada na capitação de recursos que presta acessória a entidades sociais, executando projetos de assistencialismo. Podemos destacar a conversa entre os dois sócios diretores, de modo irônico, sobre a inauguração do centro de informática na comunidade; cuja finalidade real era o superfaturamento na aquisição dos computadores. A única “inclusão digital” seria os joguinhos e ficar navegando na internet, afinal seria muito produtivo para um lugar pobre. Não estavam preocupados com o sentido real dessa ação.
Esse é um meio de levantar questionamentos sobre muitas organizações não-governamentais, que encontram, a partir do discurso de “ajudar os carentes” meios de faturar lucros. Em paralelo a isso, vemos imagens de arquivos do Séc. XVIII, onde a elite conseguia, de algum modo, explorar os mais frágeis, a população negra, mesmo alforriada. No filme, podemos enfatizar já no início a cena em que uma negra