roteiro de filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS.
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
CURSO DE CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA
REDUÇÃO DA GENÉTICA
MENDELIANA À GENÉTICA MOLECULAR
PEDREIRAS
2013
EMERSON FELEPI MELO DE AGUIAR
REDUÇÃO DA GENÉTICA
MENDELIANA À GENÉTICA MOLECULAR
PEDREIRAS
2013
HULL, David. Redução da Genética Mendeliana à Genética Molecular. In: HULL, David. Filosofia da Ciência Biológica. Tradução; Eduardo de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. P. 23-69.
A ciência não tem curso regular e uniforme. Mudanças drásticas ocorrem por vezes. Outras vezes, as mudanças tem lugar gradualmente no contexto de uma certa visão cientifica do mundo. Thomas Kuhn deu à fase anterior o nome de ciência revolucionaria e a posterior o de ciência normal.[...] (HULL, david, 1975. p.24)
Observações semelhantes podem ser feitas a respeito da distinção substituição – redução. A poucas duvidas de que a física Newtoniana substituiu a física Aristotélica, de que a teoria da oxidação de Lavoizier tomou lugar da teoria flogística de que a teoria evolucionista substituiu as doutrinas criacionistas especiais. Numa época da filosofia da ciência, era igualmente fácil encontrar exemplos de casos nítidos de redução; por exemplo a subordinação das leis do movimento planetário de Kleper e a lei da queda livre da Galileu à mecânica Newtoniana à lei de gravitação universal. [...] (HULL), david, 1975. p.24)
[...] A lei de Galileu, tal como ele a formulou, não pode ser subordinada à leis de Newton pela simples razão de que as duas são incomensuráveis. O máximo que se pode derivar das leis de Newton é uma formula razoavelmente semelhante à lei de Galileu. Newton e Einstein puderam entregar ambos a palavra “massa” em suas teorias, mas não querem dizer a mesma coisa com essa palavra. [...] (HULL, david, 1975. p.26)
[...] A transição de uma teoria cientifica largamente