ROTEIRO FILOSOFIA
Biscalchin, Fabio Camilo. Universidade, Mercado e a Formação de Papagaios Burros. Piracicaba, São Paulo: Biscalchin Editor, 2008, págs. 51 – 106 (Apresentação do livro).
[1] Fábio Camilo Biscalchin: filósofo, professor, nascido em Piracicaba no dia 7 de julho de 1973, licenciado em Filosofia pela Unisal no ano 1994, mestre de educação pela Unimep no ano de 2007 e agora está se graduando em Teologia pela Unisal.
[2] Principais ideias do texto: a) Uma das ideias importantes refere-se ao “medo”: Mas afinal o que é o medo? O medo é o que paralisa o ser humano, o que impede consequentemente de avançar e fazer questionamentos. Ao se deparar com obstáculos ou situações que exijam algum posicionamento muitos evitam sair de sua zona de conforto. Isso exclui a visão de abrangência e compreensão, o que obrigatoriamente faz com que recorram a agir sempre da mesma forma. Um dos objetivos principais desse ponto é tornar evidente que a maior parte da aprendizagem é através de experiências da superação do medo.
b) Universidade como produto de mercado: São refletidos aspectos referentes a ensino e aprendizado. A principal característica é que o crescimento das universidades de nada tem a ver com a educação de qualidade e sim sendo mais um produto de mercado. Existe a priorização da formação para o mercado sem valorizar o saber. A supervalorização da informação e não da instrução, onde essa sozinha na verdade não faz sentido.
c) Falatório
Pode ser entendido por pessoas que se "perdem" em meio ao falatório da multidão, ou seja, se perdem na maioria. Mostra que o "falar" revela quem são as pessoas, e se essas falam e agem como todos mostra apenas serem mais uma. A fala representa o que foi compreendido. Sua interpretação pode tanto ser ampliada ou apenas repetida. A importância de falar não está em apenas dizer, mas em buscar