textos generos
Tirinha: é uma história contada com recursos gráficos e lingüísticos, em dois, três ou quatro quadrinhos. Publicada geralmente em jornais e revistas, elas têm o objetivo de divertir o leitor.
Fábula: é uma história curta, que geralmente tem como personagens mais importantes animais que pensam e agem como pessoas. A fábula termina com uma moral, que tem o objetivo de ensinar uma lição ao leitor.
Bilhete: é uma mensagem resumida, contendo apenas o essencial do assunto. Na maioria das vezes, usa-se esse tipo de correspondência quando não é possível estar pessoalmente com quem se quer comunicar.
Notícia: é o relato de fatos e acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. Informar é a função da notícia, que é publicada em jornais, revistas e sites.
Anedota ou piada: é a narrativa curta de um fato engraçado e tem a função social de divertir, provocar o riso. Costuma ter final inesperado.
Divulgação científica: pode noticiar uma descoberta ou apenas aprofundar um tema com o objetivo de explicá-lo à luz da ciência. Neste último caso, geralmente, ele é escrito por um especialista no assunto. Traz informações sobre pesquisas e descobertas da ciência. A linguagem é simples para ser compreendida pelo leitor que não domina os termos específicos da área.
Poema: se caracteriza principalmente pela composição em versos e estrofes. Utiliza comparações com sentidos diferentes dos usuais, para transmitir emoção desejada pelo poeta. Exprime a visão particular do poeta sobre a realidade. O poeta apresenta uma forma diferente de ver os fatos comuns do cotidiano. Para isso, ele explora ao máximo o sentido e o som das palavras.
Poema narrativo: conta uma história por meio de versos, que podem ou não rimar. Em geral, ele apresenta os mesmos elementos dos textos narrativos em prosa: ações, personagens,