Roteiro de estudo
1. (1 ponto) Leia com atenção os trechos a seguir. O primeiro pertence ao livro “Passaporte”, do escritor Fernando Bonassi, publicado pela editora Cosac & Naify, em 2001. O segundo faz parte do livro “Lições de sociologia”, de Émile Durkheim:
TEXTO 1:
063 homens caramujos
Uma família de quatro pessoas está morando num DKW, a um quarteirão da minha casa. Toda manhã os vejo. Duas crianças no banco da frente. Casal no banco de trás. Como devo ter olhado mais que o conveniente da curiosidade, o pai vem tomar satisfação. Assustado, respondo que é o carro... a casa, nem sei como chamar. A expressão do homem se suaviza. Diz que aquele maldito motor de dois tempos ainda lhe dá muita dor de cabeça; mas que um dia, olhando sua situação e a de um caramujo, tinha encontrado a solução pros seus problemas (cf. BONASSI, 2001).
TEXTO 2:
Há uma atividade interna que não é econômica ou mercantil: é a atividade moral. Essas forças que se desviam do exterior para o interior não são empregadas apenas para produzir o mais possível, para aumentar o bem-estar, mas para organizar, para moralizar a sociedade, para manter essa organização moral, para regular seu desenvolvimento progressivo. Não se trata simplesmente de multiplicar as trocas, mas de fazer com que elas se efetuem segundo regras mais justas; não se trata simplesmente de fazer de modo que cada um tenha à sua disposição uma alimentação rica, mas de fazer com que cada um seja tratado como merece, seja libertado de toda dependência injusta e humilhante, seja ligado aos outros e ao grupo sem nisso perder a sua personalidade. E o agente especialmente encarregado dessa atividade é o Estado (cf. DURKHEIM, 2002, p. 100).
Levando-se em conta o tom dos dois trechos (e as discussões feitas em sala de aula), leia atentamente as afirmações abaixo e, logo em seguida, assinale a alternativa mais adequada a eles: I) A expressão “homem caramujo” é carregada de significados que remetem a uma