Roteiro borracha quântica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA-CIMBA
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
PROFESSOR: MATHEUS P. LOBO
ROTEIRO EXPERIMENTO BORRACHA QUÂNTICA
DANIEL RIBEIRO DA SILVA
ARAGUAÍNA - TO, 04 JUNHO 2013
RESUMO DO ROTEIRO
Esse experimento vem apresentar certos efeitos quânticos, como características de dualidade onda partícula e de distinguibilidade de caminhos e partículas, utilizando basicamente um laser simples, um fio fino de metal e polarizadores. Essa demonstração é de fácil realização não sendo necessário conhecimento técnico específico para realizar a mesma, os materiais a serem utilizados são de baixos custo para não inviabilizar o experimento.
Nesse experimento estaremos entrando no domínio da MECÂNICA QUÂNTICA, estudando a distinguibilidade de caminhões de partícula e partícula que neste usaremos fótons.
A demonstração BORRACHA QUÂNTICA permite-nos visualizar esses efeitos quânticos de forma bastante clara e também a interação com o fenômeno quântico.
A montagem é semelhante ao experimente de duas fendas imagem A “A”
Mas para o nosso caso não terão duas fendas, mas um fio de metal que dividirá a luz do laser em duas partes gerando um interferência visível em um anteparo, os polarizadores vão ser usados para apontar os caminhos pelos quais os fótons seguiram e como essa distinguibilidade de caminhos influencia seu comportamento.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Um filme para filtrar a luz (polarizador). Um filme cinza simples, de alta qualidade (“nível experimental”) proporciona melhor resultado; evite filmes sombreados com alguma cor. Corte-o em 6 quadrados, cada um com cerca de 5 cm de lado. Estes podem ser encontrados em qualquer aparelho eletrônico que tenha tela digital: Calculadoras, mini games, mini system, etc.
Um laser, como os usados em apontadores de tela. Se o seu emite luz polarizada, alinhe sua polarização em 45º em relação à vertical. Se o laser não for