ROTEIRO 1 MEDIDAS
PROFESSOR: Daniel Peters Gusmão Meira e-mail: danielpetersuniplan@gmail.com
ROTEIRO 1 - MEDIDAS
“A Ciência moderna aceita o erro como seu destino. Ela não exige verdade de seus praticantes, apenas honestidade.”
Alder Ken
Introdução:
É possível efetuar uma medida com absoluta precisão como, por exemplo, medir um comprimento de uma mesa, sem cometer erro? Quando você faz medidas confia plenamente em seu instrumento?
A Física é uma ciência experimental. Tudo que sabemos a respeito do mundo físico e dos princípios que governam o seu comportamento é proveniente de observações de fenômenos da Natureza. A validade de qualquer teoria física está baseada na sua concordância com resultados obtidos experimentalmente.
Para entrarmos no mundo da Física, é imprescindível saber medir.
O método mais simples de medir uma grandeza física é através da comparação direta com um padrão de medida, de mesma unidade, para verificar a relação numérica existente entre elas. Saber medir inclui manusear instrumentos de medida, expressar corretamente a informação extraída desses instrumentos e fazer cálculos matemáticos.
A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais experiente que seja o operador e por mais preciso que seja o instrumento de medida. Pode-se afirmar que, toda medida tem erro (incerteza) que depende do instrumento, do operador e das condições em que é realizada.
A forma de obter e operar com dados experimentais exige um tratamento adequado. Tal procedimento é chamado Teoria de Erros.
Objetivos:
Determinar o módulo de uma grandeza física;
Determinar o erro associada a uma medida direta e indireta;
Definir o desvio avaliado para medidas feitas com régua milimetrada.
Materiais:
Régua milimetrada;
Procedimentos:
a) Determine o grau de precisão da régua milimetrada. Gp = ____________________
b) Usando a régua milimetrada cada elemento do grupo mede o comprimento da mesa do laboratório (a mesma aresta), anote