Roteirização: conceitos e aplicações
Disciplina: Rastreamento e Roteirização em Logística
ROTEIRIZAÇÃO:CONCEITOS E APLICAÇÕES
Cachoeiro de Itapemirim – ES maio/2011 Introdução:
O presente trabalho apresenta aspectos relevantes sobre a roteirização como forma de aperfeiçoamento de rotas e melhoramento de aspectos produtivos. O conceito apresentado se limita a identificar as principais práticas de Roteirização como forma de viabilizar e de determinadas rotinas empresariais e sociais tendo como palco a sociedade e seus diversos aspectos e limitações sejam elas temporais ou físicas. Nos aspectos físicos veremos que a Roteirização nos permite, com planejamento, definir melhores rotas e diminuir custos referentes a esses aspectos já no tocante tempo temos o ganho de tempo que atualmente se torna imprescindível à sociedade. Dentro de uma visão mais restrita, define-se roteirização como o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação do melhor caminho é matematicamente exata como veremos adiante.
Conceitos
Segundo CUNHA (2000), o termo roteirização, embora não encontrado nos dicionários de língua portuguesa, tem como equivalente ao inglês “routing” (ou ”routeing”) para designar o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou sequências de paradas a serem cumpridos, com o objetivo de visitar um conjunto de pontos distintos geograficamente e pré-determinados. A partir deste ponto de vista podemos destacar a roteirização como sendo algo de natureza física e com um grande índice de determinação que se define matematicamente e tem ser definido metodologicamende através de calculo.
Ainda tendo as considerações matemáticas como sendo nosso ponto chave na discussão sobre esse assunto podemos discutir sobre vários temas que matematicamente são facilmente identificados e resolvidos. Como é o