Rotação
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – FAESA
SOFIA DE OLIVEIRA PINHEIRO
SORAIA BRITO CORDEIRO BELÉM – PA
2014
SOFIA DE OLIVEIRA PINEIRO
SORAIA BRITO CORDEIRO
Capítulo 10: Rotação
Trabalho referente á avaliação de Física 1,servindo como parâmetro avaliativo de conceito, sobre o capitulo 10 referente ao assunto rotação. Graduandas de Eng.ª Sanitária e Ambiental do 3º semestre . Orientado pelo professor Daniel Costa.
BELÉM – PA
2014
Introdução
Observando como um dos principais assuntos relacionados à física o Movimento, já temos base consolidada sobre o tipo de movimento de translação. Entretanto vamos dar início ao movimento mais complexo e menos relacionado ao cotidiano o de rotação.
Desenvolvimento
Definição de Rotação
Nesse movimento vamos estabelecer que ele seja observado um corpo rígido e que gira em torno de um eixo fixo. Denominamos de corpo rígido, quando este pode girar com todas suas partes ligadas rigorosamente e sem mudança de forma, ou seja, desprezamos deformações que podem ocorrer no corpo e estabelecemos que ele possua uma forma definida e imutável. E denominamos de eixo fixo, aquele eixo que não muda de posição. Sendo assim, quando um corpo rígido gira em torno de um eixo fixo, denominamos o eixo de rotação. E como o movimento rotacional não está relacionado a algo linear e, mas a um movimento angular onde o corpo se move ao longo de uma circunferência.
Variáveis de Rotação
Posição Angular: supondo que exista uma reta de referência fixa ao corpo e perpendicular ao eixo de rotação. O ângulo que a reta de referência faz coma reta fixa chamado de posição angular, medido em relação ao eixo x sendo denominado de posição angular zero tomamos como posição angular zero. Esse ângulo a ser denominado por é dado por:
Onde: s é o comprimento de um arco de circunferência que está localizado do eixo x até a reta de referência. E r é o raio da circunferência.
Este