Rota Romantica
Cuiabá- MT
2014
ROTA ROMANTICA
Trabalho realizado pelas acadêmicas :
Analian Campos, Bruna Magalhães,
Juliana Rodrigues, sob supervisão de
Claudete Castro, para obtenção de nota do 2° bimestre do 4 semestre de Turismo.
Cuiabá – MT
2014
HISTORIA
O “Projeto Rota Romântica” teve seu início no final do ano de 1994 e início de
1995, quando houveram os primeiros encontros entre representantes de alguns municípios que futuramente seriam integrantes do projeto.
Inspirado e concebido a partir de um roteiro homônimo localizado na Alemanha, o Projeto Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Brasil, teve como ideia inicial na versão gaúcha, a formação de uma rota turística com cidades de colonização predominantemente alemã.
Em 26 de junho de 1995 deu-se o lançamento oficial da Rota Romântica junto aos órgãos de turismo, comunidades em geral e entidades públicas e privadas, quando foi assinado um protocolo de intenções com o apoio da Secretaria Estadual de
Turismo, Câmara de Turismo do RS e EMBRATUR, entre onze municípios e a
Pontifícia Universidade Católica do RS, através da FAMECOS
O nome Rota Romântica se deve à herança europeia que encontramos no Rio Grande do Sul. A região foi colonizada no final do século XIX por alemães e italianos em sua maioria.
Estes trouxeram para o Brasil um pouco de sua cultura e esta é preservada até hoje em grandes eventos como o Oktober Fest e nas ruas. Alguns bairros do Estado lembram bastante os
Europeus ou são tão iguais que o visitante nem lembra de estar no Brasil..
Ao todo a rota envolve 184 quilômetros de extensão. Começa na cidade de São Leopoldo e finaliza no município de São
Francisco da Paula.
A Rota Romântica, através da diversidade ofertada pelos 14 municípios integrantes, oferece estrutura para receber visitantes exigentes, que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial.
Dispõe de