Rota Acessivel
1. INTRODUÇÃO
Esta atividade visa a composição de uma rota acessível para a qualquer portador de alguma deficiência física desde sua chegada ao Centro Universitário UNINOVAFAPI até à sala de aula, bem como a representação de atividades cotidianas dentro do UNINOVAFAPI, como fazer um lanche ou ir ao banheiro, á biblioteca, com o objetivo de avaliar a instituição como uma construção acessível ou não, e a partir daí criar uma rota acessível para as pessoas portadoras de deficiência ou qualquer outra dificuldade, estabelecendo critérios e parâmetros técnicos da ABNT NBR 9050:2004. Esta norma visa proporcionar a maior quantidade possível de pessoas que sejam independentes da idade ou limitação de mobilidade.
2. ACESSIBILIDADE
A acessibilidade é o meio que possibilita e condiciona o alcance, apercepção e o entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço e mobiliário, equipamentos urbanos elementos numa rota para ser acessível, de acordo com a Norma é importante conhecer algumas definições, tais como:
Mobilidade: Habilidade de movimentar-se, em decorrência de condições físicas e econômicas.
Deficiência: Todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimentos, na fala, na compreensão de informações, na orientação especial ou na percepção e contato com as outras pessoas.
Adaptável: Espaços, edificações, equipamento urbano e elementos cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível.
Área de aproximação: Espaço sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproxima-se e utilizar o mobiliário ou elemento com autonomia e segurança.
Calçada rebaixada: Rampa construída ou implantada na calcada ou passeio, destinado a promover a coordenação de nível entre estes e o leito carroçável.
Espaço acessível: Espaço que pode ser percebido e utilizado em sua