ciencias sociais
Vivemos em uma sociedade em que nossos comportamentos e atos diários podem ou não ser aceitos e tolerados pelas pessoas que estão ao nosso redor, isso é um processo culturalmente a ser seguido. O grupo social exerce sobre seus membros um controle para que não eles não se desviem das normas sociais. Em toda a sociedade a um certo consenso entre seus membros do bem ou mal, feio ou bonito, agradável e desagradável, honrado e vergonhoso. Quando repreendemos uma criança sem lhe dar nenhuma justificativa a não ser a evidencia estamos habituando-a a respeitar os costumes, através de normas e valores que aceitamos, sem questioná-los.
Os valores variam com a s civilizações eles que determinam aquilo para qual vale a pena viver e eventualmente morrer. Eles são uma idéia que a sociedade impõe aos seus membros, tal idéia orienta os pensamentos e atos de seus indivíduos. Quando os valores se transformam em normas e costumes asseguram a regulamentação da vida do social, são idéias muito fortes do que e certo ou errado, as quais exigem dos indivíduos certos atos e que proíbem outros. Os membros de numa sociedade partilham da convicção de que a violação de suas normas lhe causara algum tipo de problema ou punição.
Comportamentos costumeiros dizem a respeito aos modos que devem ser observados nas relações entre os indivíduos. Como deve ser o comprimento entre duas pessoas quando se encontram, como deve ser o comportamento em uma mesa, etc.
Na charge as duas mulheres demonstram bem isso, a que esta de biquíni se espanta com a forma que a mulçumana se veste, achando machista e ate cruel, pois para seu costume de vida não é necessário que a mulher se cubra da cabeça aos pés, as normas de sua sociedade não impõe que tipo de vestimenta ela deve usar. Mas para a mulçumana não, ela pensa da mesma forma a respeito da mulher de biquíni porque para seus costumes a mulher tem que se cobrir como forma de respeito, para as normas de sua