Ditadura
A propaganda trabalha com uma imagem principal e uma frase relacionada, e as mesmas transmitem uma primeira impressão, mas há algo por trás da imagem.
Olhando para a imagem, conseguimos ver o homem em destaque tanto na posição frontal, como na posição lateral; Ambas ao mesmo tempo. A posição do olho é o exemplo disso, está propositalmente localizada para dar a sensação de que a pessoa está nas duas posições. Assim, podemos observar que a imagem passa uma sensação de que o homem é incompleto sem a máquina, que no caso é da marca Mercedes-Benz.
Fazendo uma referencia as cores, podemos perceber o fundo simples, propositalmente colocado para chamar a atenção na figura em destaque. E a posição e localização da imagem em relação ao fundo são essenciais para que a mesma transmita esse efeito.
Outra referencia é da imagem, texto e logo da marca correspondente, cujas estão bem localizadas e distribuídas, deixando a propaganda de fácil visão e sem poluição.
A roupa social do componente está associada ao público alvo, cujo é mais seletivo e sofisticado. Seu título nos faz entender que “olhamos para o lado sem realmente estarmos atentos a isso”. Com isso, nos remete que nós seres humanos sempre estamos atentos ao nosso redor.
Podemos relacionar também às percepções de Gestalt. Nessa imagem encontram-se componentes como a constância, já que o homem na imagem não muda seu conceito, independente de sua posição. A proximidade, pelo agrupamento de objetos semelhantes e simetria no rosto que está em duas posições.
Por fim, o objetivo está em trabalhar com a nossa imaginação, e interpretar a mesma do jeito mais coerente; E não apenas olhar a imagem como uma simples propaganda. Percebemos, enfim, que focamos em um ponto específico e nos acomodamos, muitas vezes deixando de lado os outros componentes o propósito da propaganda .
JESSICA PERLI – 208223 – PP
LUANA DAMINELLI – 208213 –