evidencias evolutivas
°Evidências da Evolução
-INTRODUÇÃO
°EVIDÊNCIAS TAXONÔMICAS
•EVIDÊNCIAS BIOGEOGRÁFICAS
Evidências da Evolução
Introdução
As contribuições da teoria da evolução foram fundamentais para a compreensão da Biologia. Hoje em dia, há inúmeras evidências que demonstram a ocorrência de evolução.
Pode-se comprovar a evolução?
É difícil observar diretamente como atua a evolução. No entanto, estudando os seres vivos, observam-se fatos que apontam com clareza para o processo de evolução biológica. Esses fatos são conhecidos como evidência de evolução e são divididos em seis grupos principais.
EVIDÊNCIAS TAXONÔMICAS
Taxonomia é a classificação dos seres vivos a partir de suas características. Cada espécie de ser vivo é reunida com outras parecidas em grupos. Por sua vez, esses grupos formam categorias de maior tamanho; dessa forma, chega-se ao grupo denominado reino.
Esse tipo de classificação surgiu antes do desenvolvimento da Teoria da Evolução. No entanto, a visão evolutiva explica que espécies semelhantes apresentam parentesco e originaram-se de antepassados comuns. De fato, hoje em dia se fala de classificações evolutivas; o que reflete a taxonomia são as relações de parentesco entre todas as espécies de seres vivos.
Os seres vivos podem ser classificados em grupos ou táxons segundo suas semelhanças.
Nesta árvore da classificação dos mamíferos carnívoros, pode-se observar que as hienas, por exemplo, estão mais aparentadas com os felinos do que com os lobos e as raposas.
EVIDÊNCIAS BIOGEOGRÁFICAS
A fauna e a flora de duas regiões são mais parecidas à medida que estão mais próximas. Essa relação não teria por que ocorrer se cada espécie tivesse sido criada de forma isolada. Ao contrário, explica-se que as espécies estão relacionadas: as espécies de zonas próximas são parecidas e têm antepassados comuns. As faunas da América do Sul e da África são diferentes, mas estão relacionadas.
Por exemplo, existem macacos nos