ronaldo
Formação inicial em engenharia elétrica, realizado na própria UFC com o termino em 1999, realizando também um intercambio durante o ultimo semestre em Coimbra, em Portugal. Este intercambio fora realizado no inicio do programa de bolsas para alunos estudarem fora do país. Em Coimbra, houve varias oportunidades, das quais uma delas foi tentar fazer mestrado no Rio de Janeiro, a qual causou um grande interesse até porque havia interesse em trabalhar com telecomunicações, porem surgiu uma oportunidade de fazer um doutorado aqui juntamente com um trabalho paralelo com a Ericsson, o qual fora escolhido por ser algo mais concreto. Com o termino do doutorado em 2002, chegou a trabalhar um ano no instituto Atlântico, um instituto de pesquisa e desenvolvimento na área de T.I. que na época estava trabalhando, também, com a área de telefonia celular. Candidatou-se para um mestrado no exterior, o qual era bastante concorrido. Em seguida, no final de 2004, foi fazer o mestrado na França, no qual passou algumas dificuldades para o termino, que ocorreu em 2008.
2) Antes de entrar na faculdade, em que colégio estudou e o que motivou a cursar engenharia?
Estudou no antigo Farias Brito, que hoje é o Ardi de Sá, na Washington Soares, porem foi alfabetizado no colégio Nossa Senhora das Graças. O interesse por tecnologia o motivou a fazer engenharia. Na época, computador era algo de difícil acesso por isso era considerado uma coisa de outro mundo, o que o fascinava bastante. Pensou em fazer computação, porem uma visita a UFC, na qual seu pai trabalhava, o convenceu a fazer engenharia pelo fato de que os laboratórios eram melhores e mais abundantes.
3) Em que áreas de pesquisa você atua?
Na graduação, estatística, metodologia cientifica, introdução à engenharia, ou seja, disciplinas de base do primeiro ano de engenharia. Na pós-graduação, atua na área da engenharia de teleinformática, algumas relacionadas à