romeu
Os agrotóxicos são utilizados na agricultura na maioria dos países, com a função de eliminar pragas nas plantações. Mas, em excesso no organismo causam sérios problemas de intoxicação, sendo considerado pelo Ministério da Saúde o segundo maior causador de intoxicações no Brasil.
Há aproximadamente cerca de 200 tipos de agrotóxicos diferentes e o Brasil é um dos maiores consumidores deste produto. Muitos são proibidos em muitos países, mas no Brasil o uso de diferentes tipos de agrotóxicos não foi banido e seus princípios ativos são altamente tóxicos, alterando a atividade do sistema nervoso central, além de promover mutações genéticas de elevados graus que podem causar neoplasias. Entre os agrotóxicos mais utilizados no Brasil estão:
Abamectina
Acefato
Glifosato
INSETICIDAS (combatem insetos)
Organoclorados Muito perigosos
Organofosforados Menos perigosos
Carbamatos Pouco perigosos
HERBICIDAS (combatem ervas daninhas)
Paraquat Muito perigosos
Glifosate Menos perigosos
Clorofenóxicos Pouco perigosos
RODENTICIDAS (combatem roedores)
Fluoracetato de sódio Muito perigosos
Fosfeto Menos perigosos
Hidroxicumarínicos Pouco perigosos
Venenos poderososOs pesticidas são perigosíssimos
-
Principais doenças causadas pelo uso de agrotóxicos
.ma formação fetal
.dor de cabeça
.diarréia
.vomito
.desmaio
.náuseas
.problemas de rim
.doenças da pele
.irritação ocular e auditiva
.depressão
.lesão neurológica
.câncer
.Neurite da coluna cervical
Problemas hormonais,neurológico e reprodutivo
4. Existem três tipos de agrotóxicos. Os pesticidas, ou praguicidas, combatem os insetos em geral. Já os fungicidas têm o objetivo de atingir os fungos, enquanto os herbicidas matam as plantas daninhas ou invasoras de outras culturas. Eles podem ser orgânicos ou inorgânicos.
Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram: pimentão (80,0%), uva (56,40%),