Romantismo
1) O que é o Romantismo na Literatura?
Surgiu no século XIX, foi um fenômeno não só literário e artístico, mas revolucionário, que se formou a partir dos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
2) Onde o artista romântico centralizou sua arte?
Ele centralizou sua arte no extravasar do sentimento, no arroubo, na impulsividade, em oposição à arte clássica que apreciava o racionalismo e o cientificismo.
3) Ao que o Romantismo se opunha? Quais os processos que são banidos no Romantismo?
O estilo romântico é livre, assim, a mitologia e os processos formais da retórica Greco-romana são banidos, dando lugar ao desordenado, à liberdade formal e à irregularidade métrica. O sentimento extravasado no limite do trágico, a idealização da mulher e do amor, o herói em permanente conflito com a sociedade opressora e atitudes escapistas para a morte, o sonho e a loucura são algumas das posturas mais recorrentes no romantismo.
4) Na página 302, quais as características do Romantismo que se destacam?
Se destacam o sentimento extravasado no limite do trágico, a idealização da mulher e do amor em oposição à arte clássica que apreciava o racionalismo e o cientificismo, o herói em permanente conflito com a sociedade opressora e atitudes escapistas para a morte, o sonho e a loucura. 5) Quais são os temas dos poetas românticos (segundo o que diz o polígrafo)?
Todos os poetas românticos escreveram poemas líricos, cujos temas são o sofrimento amoroso, a distância do ser amado, impossibilidade amorosa.
6) Quais as características do Romantismo que encontramos na página 303?
A emoção transbordante, pela dramaticidade, pelo sentimentalismo. Amor platônico, amor carnal, medo e fuga do próprio desejo.
7) O que é o Indianismo no Romantismo?
É uma fase do romantismo, que pretendeu consolidar culturalmente a independência política do Brasil em relação a Portugal. Assim, buscava cultuar a natureza