romantismo
O romantismo foi marcado por dois grandes acontecimentos históricos no Brasil a Revolução Industrial e Revolução Francesa, por volta dos séculos XIX.
Naquela época havia divisões de classes sociais entre a burguesia que tinha o poder capitalismo, ou seja, estava acima no poder e o capitalismo, e os feudais e aristocracia que dependiam deles. Então foi ai que começou o fim do absolutismo na Europa.
Na literatura foi rompida a fase romântica imposta pela tradição clássica, foi ai então que surgiram os desabafos, liberdade, valorização do índio, saudade e o amor.
Os autores daquela época buscavam inspirações na natureza, nos acontecimentos históricos e política. O Romantismo valorizava o amor sofrido.
Os intelectuais que produziam os modelos de pensamentos gerados a Europa, a parti daí começaram a criar e buscar uma forma de pensar que rompesse o padrão do Velho Mundo. Foi ai então, que os escritores brasileiros buscaram mais que a independência política e sim a cultural. GERACOES
1º primeira geração é chamada de nacionalismo, os seus escritores principais foram: Jose De Alencar e Gonçalves De Magalhães.O índio foi o representante nacional nas obras de Magalhães, as suas obras foi divididas em: o amor, o sofrimento e a dor do homem romântico, medieval e nacionalista.
Jose De Alencar foi o maior autor da prosa romântica no Brasil ele recebeu o nome de: O pai dos romances Indianista e Urbanos. Um dê seus clássicos que representa bem esse tema são “O Guarani” e “Senhora”.
2º segunda geração é mais conhecida como (mau-do-século).os seus autores foram: Fagundes Varela, Álvares De Azeredo, Junqueira Freire e Casimiro De Abreu.A sociedade daquela época foi representada por sentimento de morte ,dúvida e obscuridade.
3º terceira geração é conhecida como “Geração Condoeria”. Seus principais autores foram: Castro Alves e Joaquim De Sousa Andrade.