romantismo
Características do Romantismo Brasileiro na 3ª Geração:
As ideias liberais, abolicionistas e republicanas formam a base do pensamento brasileiro a partir da década de 1870, que concentra a produção da chamada Terceira Geração do Romantismo e marca o início da transição para o Realismo. Influenciados pela filosofia positivista e pelo evolucionismo professado por Auguste Comte, Charles Darwin e outros pensadores europeus, escritores importantes como Tobias Barreto, Silvio Romero e Capistrano de Abreu empenham-se na luta contra a monarquia. Ao lado deles, intelectuais de vasta formação humanística, como Joaquim Nabuco e Rui Barbosa, e poetas de grande expressão, como Castro Alves, assumem papel de destaque na divulgação do novo ideário.
A Terceira Geração, tem como principal característica o Condoreirismo, relacionada à ave Condor, por conta do seu alto voo, já que muitos poemas tinham um tom elevado, como se fosse um discurso. Seus principais temas são a defesa de causas humanas, denúncia da escravidão e amor erótico.
Principal Autor e Obra do Romantismo Brasileiro na 3ª Geração:
Um dos principais autores foi Castro Alves que nasceu em 1847 na Bahia e morreu em 1871, é o poeta que mais se destaca, inspirado nos princípios de Victor Hugo, ele começa a escrever poemas sobre a escravidão. Há retratado em seus poemas, o lado feio e esquecido pelos primeiros românticos: A escravidão dos negros, a opressão e a ignorância do povo brasileiro.
O Poeta dos Escravos é considerado a principal expressão da poesia brasileira. Além da poesia social, cultivou ainda a poesia lírica, a épica e o teatro.
Sua obra representa na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e transição.
Suas principais obras foram: Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), e Os Escravos