Romantismo
ROMANTISMO
Contexto histórico que ocorreu: O estado de alma romântico pode ser encontrado em qualquer época, caracterizando-se pelo amor á natureza, a personalidade sonhadora, a fé, a liberdade, o saudosismo e a emoção.
A palavra chave em fins do século XVIII e no início do século XIX era liberdade. O Romantismo rompe com a tradição clássica e abre caminho para a modernidade. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade contagiaram os setores populares – o campesinato e os trabalhadores urbanos –, reunir para a derrubada dos regimes absolutistas. Os românticos em clima de liberdade e transformação puderam, de fato, propor uma ruptura com os modelos preestabelecidos e a absoluta liberdade de criação.
Características do Romantismo:
O individualismo e o subjetivismo;
O nacionalismo, ao qual se relacionam: - o culto a Idade Média, - o Indianismo, - o culto a Natureza.
A evasão ou escapismo, resultando daí: - o Saudosismo, - o Sonho, - a consciência da solidão, - o exagero, que provocou o chamado mal do século. O sobrenatural, o mórbido, a noite e o mistério da existência estão presentes nos textos dos poetas da geração do mal do século.
A idealização da mulher e do amor.
Principais autores e obras no Brasil Gonçalves Dias - foi um importante poeta brasileiro do século XIX Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos. Álvares de Azevedo - escritor da Segunda Geração Romântica Principais obras: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna. Castro Alves - importante poeta brasileiro da geração condoreira Principais obras: Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro Joaquim Manuel de Macedo Principais obras: A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica. José de Alencar - considerado o principal escritor do romantismo brasileiro. Principais obras: Cinco Minutos, A Viuvinha, O