romantismo
É o nome que se da genericamente a uma narrativa mais ou menos longa, na qual as personagens se envolvem numa série complexa de ações .
O romantismo foi um movimento literário que ocorreu no século XIX. Nesse movimento literário, muitos romances de amor foram produzidos. E foi nessa época que a leitura dos romances se difundiu amplamente.
O romantismo está relacionado, na sua origem, a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela consolidação da burguesia.
A palavra romantismo tem presença forte no cotidiano, mesmo quando não se está falando de literatura. E dá margem a mais de uma interpretação, dependendo do contexto.
O termo romantismo – uma tendência geral da vida e da arte, o qual nomeia um sistema, um estilo artístico delimitado no tempo – designa um movimento artístico europeu surgido na Alemanha e na Inglaterra no final do século XVII, que predominou na primeira metade do século XIX.
Por extensão o termo romantismo também designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade; é uma atitude que sempre existiu. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva diante das coisas, atitude responsável, por um lado, pela mais extrema rebeldia e, por outro lado, por profunda melancolia. Esse comportamento romântico pode ocorrer em qualquer época.
Romantismo no Brasil:
O romantismo brasileiro surgiu devido a influência francesa porque na França, estudaram muito dos nossos escritores entre eles, além de Gonçalves de Magalhães, Torres Homem, Araújo Porto Alegre e Pereira da Silva, que foram os primeiros a fundarem Niterói – revista brasiliense, na qual comportava alguma ideias que serviram de base ao romantismo brasileiro.
A sociedade brasileira do século XIX era bastante diferente da europeia. Na Europa, a burguesia já se consolidara como classe politicamente ativa;