Romantismo
R: É uma oposição que pretende negar, como por exemplo: Razão, sentimento, mente e coração. Entre outras tantas inversões e negações que a visão romântica opôs as forças desencadeadas pelas duas grandes revoluções. É isso que a frase do texto quer trasmitir.
2)Apontar, com propriedade, o que o romantismo propôs de novo em relação aos seguintes traços que caracterizavam o Arcadismo: razão, mente, ciência, materialismo, filosofia ilustrada, corpo e matéria, dia, precisão, equilíbrio, vida social ampla, valores universais, permanência e estabilidade.
R: O que o romantismos propôs de novo é que os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Diferente do arcadismo o poeta romântico é um estranho entre os homens, por exemplo, ele é: Melancólico, extremamente sensível, ama a solidão e a expansão dos sentimentos, e usa muito os elementos da natureza para demonstrar seus sentimentos e o que está sentindo. Esses são os principais pontos o que diferencia o arcadismo do romantismo e do que ele propôs de novo.
3)Saber explicar por que a arte romântica, embora seja a expressão artística da burguesia, faz criticas á sociedade burguesa.
R: Ela faz críticas a sociedade burguesa no sentido em que a arte romântica critica o mundo burguês no sentido de que discorda da hegemonia do racionalismo técnico exacerbado propalado pela burguesia do século XIX. O Romantismo na medida em que rejeitava a sociedade burguesa, através da imaginação criticava-a e por meio desta idealizava a sociedade da natureza e do indígena, que deu aos brasileiros os elementos com os quais podiam identificar-se e que era permitido transformar em símbolos da nacionalidade, por exemplo: As matas, os índios, a fauna e a flora.
4)Saber