Romantismo
Introdução
Contexto histórico
Características
-Gerações
-Características principais
Romantismo em Portugal
-Influências Sociais e Políticas
-Condicionantes em Portugal
-Arquitetura
-Escultura
-Pintura
-Autores
Romantismo no Brasil
-Principais Escritores Românticos Brasileiros
-Demais Artes
Romantismo na Literatura
Romantismo nas Belas Artes
Romantismo na Música
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho foi baseado na pesquisa sobre o movimento literário Romantismo, e tem como intuito apresentar informações sobre esta importante parte da nossa Literatura, dando ênfase à características históricas, para melhor entendimento do assunto.
O Romantismo foi um movimento literário caracterizado pela forma em que se escreviam suas obras, focando em idéias e coisas que não faziam parte da realidade da época, como por exemplo, uma mulher virgem, bela e que passava os dias cuidando de si e lendo livros, ou sobre heróis nacionais, que lutavam bravamente para defesa de sua Pátria.
Como características principais de linguagens, pode-se destacar com mais enfoque o subjetivismo, pois os autores tratavam dos assuntos de forma pessoal, em primeira pessoa. Também estão fortemente presentes a religiosidade e o narcisismo.
Já no Romantismo no Brasil, também ganhou forte destaque o indianismo, que trazia o índio como centro dos fatos, como o personagem heróico.
O Romantismo foi dividido em três gerações. A 1ª foi marcada pelo nacionalismo e o idealismo. Já a 2ª geração foi marcada pelo pessimismo, e, muitas vezes, para o lado sombrio, como o satanismo. Por fim, a 3ª geração já começava a dar sinais do Realismo, movimento literário que precedeu o Romantismo.
Contexto Histórico
O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeiras