Romantismo obra 'til'
TIL - José de Alencar
1)-Ação
Til,de José de Alencar,é uma obra caracterizada como romance-novela;possui uma dramaticidade dinâmica.Sua temática é baseada na época do Brasil Colonial.Embora não tendo,uma sequência cronológica dos fatos, o romance possui coerência e coesão que torna o drama compreensível, porém exigindo do leitor muita atenção para não se perder no decorrer da narração que torna o romance muito movimentado e em um pequeno espaço de tempo cria inúmeros acontecimentos envolvendo muitos personagens.Há uma pequena intertextualidade com as tragédias gregas ao narrar a “Ave-Maria”,muitas mortes e muitos órfãos interligando assim vários núcleos existentes no enredo: A família de Guedes,a família de D.Tudinha, Luiz Galvão, o Tinguá e ainda os capangas : Jão Fera e Gonçalo Pinta.
2) Lugar
Tudo acontece em um lugar chamado Santa Bárbara, próximo a Campinas no estado de São Paulo, mas o romance faz referência também à cidade de Itu; à Vila de Piracicaba e à fazenda do Limoeiro. A floresta, assim como o bar à beira da estrada,o Bacorinho e o lugar chamado Ave-Maria são recursos particulares dentro do romance. Os sentimentos que o romance causa no leitor são: Piedade, indignação e choro e algumas vezes satisfação quando há uma vingança. O autor se mostra um artista da palavra quando através dela utiliza de vários adjetivos para reforçar característica das personagens e lugares fazendo o leitor “viajar em imaginação na história”, e também quando toca o emocional do leitor.
3) Tempo
O narrador utiliza disfarces físicos e mudança de nomes em seus personagens. De acordo com a chegada de cada personagem na trama, o tempo é manejado pelo narrador que torna o tempo passado sempre presente. Portanto o tempo predominante é o psicológico.
4) Personagens
Personagens planas- Não tem iniciativa,não tem ação significativa no romance.(Linda, Miguel, D.