ROMA
Monarquia
Roma era governada por etrusco, segunda lendas os 3 últimos reis da era monárquica era etrusco.
Os etrusco trouxeram muitos benefícios as Roma, que na época era totalmente desestruturada, foram realizadas diversas obras públicas entre elas, templos, drenagens de pântanos e um sistema de esgoto.
A sociedade era dividida por alguma partes, sendo ela:
PATRICÍOS OU NOBRES: Descendente de famílias que ocuparam inicialmente a Roma, sendo eles donos de muitas terras e gados e tinham direitos políticos.
PLEBEUS: Que foram pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesãos. Constituíam a maioria da população e não tinham direitos políticos
CLIENTE: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.
ESCRAVOS: Cama sem direito político ou civil, era formada por plebeus endividados, estrangeiros ou prisioneiros de guerras, eram considerado mercadoria, faziam todo tipo de trabalho sem remuneração.
O último rei etrusco foi Tarquínio, o soberbo que logo foi deposto pelos patrícios pois atendia muita aos plebeus e de certa forma desagradava os patrícios que visavam benefícios próprios.
No lugar de Tarquínio os patrícios colocaram dois magistrado, chamados cônsules, a partir de então encerra a era Monarquia e inicia o período Republicano.
REPUBLICANO A era republicana foi marcada com o domino da burguesia, ou seja, patrícios que controlavam maior parte territorial da Roma.
Foi criado o senado que era dois cônsules que exercia o cargo por uma ano e eram auxiliado por 100 cidadãos do conselho que era responsáveis pela financias e assuntos externos, a assembleia era domina por patrícios.
Com o passar do tempo e a expansão de Roma a diference entre patrícios e plebeus cresceu muito,