Roma antiga .
Uma das maiores heranças deixadas pelos romanos é a língua latina, que deu origem a muitas outras; como o português, italiano, espanhol, francês, romano, e catalão.
O que ainda prevalece até os dias de hoje é o cristianismo (Crença em um só deus).
Na nossa forma de governo, ainda à presença da cultura romana, como os códigos de direito e as instituições políticas.
Roma é dividida em três períodos.
Monarquia foi o primeiro período, sendo governada por um rei, no qual detinha poderes absolutos. Mais nesse período já existia o Senado e as assembleias. Durante esse período a sociedade romana encontrava-se dividida entre patrícios e plebeus. Os patrícios eram grandes proprietários rurais, vindo de descendentes ricos e importantes, os patrícios tinham mais direitos que os plebeus, que eram pobres, donos de pequenos pedaços de terra e donos de pequenos comércios.
Fim da monarquia.
Iniciava-se agora o período Republicano. Período em que o Senado concentrou mais poder politico, e seus territórios se expandiram.
Nesse período patrícios e plebeus entravam em confronto, a plebe começava a reivindicar pelos seus direitos como , participar do senado, realizar suas próprias assembleias e participar das magistraturas (órgão de funcionários públicos).
Mas a principal disputa era pelo fim da escravatura, e o cesso as terras conquistadas pela plebe, em guerra com outros territórios.
Nesse período muitos plebeus eram obrigados a deixar suas terras para lutar nas guerras para a conquista de territórios. Ao retornarem a suas casas eram obrigados entregar suas terras como forma de pagamento de dividas, os tornando cada vez mais pobres .
Reforma Agraria.
Após muito tempo assistindo o sofrimento dos plebeus, os irmãos Tibério e Caio Graco (irmãos Graco) fazem uma serie de campanhas em defesa dos direitos dos cidadãos da plebe.
Tibério foi eleito tribuno da plebe apôs a lei para distribuir as terras para os plebeus.
Mais sua