Roma antiga
Do século VII a.C. até o advento da Republica, ocorrido em 509 a.C.,Roma viveu sobre o dominio intruso, povo de origem oriental que havia dominado os latinos. Essa etapa da história de Roma é chamada de período da realeza e suas principais características são:
O Rei tinha função religiosa (rex sacrarum);
O Senado, formado por anciões (patres), participava do poder ao lado do rei;
A Familia era a base da sociedade; embora patriarcal, as mulheres romanas não eram consideradas inferiores como em outras sociedades da Antiguidade.
Entre os fatores que levaram os romanos ao expulsar os etruscos estão em crescimento do comércio, que levou Roma a se tornar um importante centro econômico; a revolta da população latina pobre, que não podia participar do poder; o crescimento econômico e político do patriciado, grupo dos proprietários de terra que, ao ganhar poder, deixou de aceitar passivamente a presença dos etruscos.
A formação do mundo romano
No período inicial da sua história, Roma foi uma monarquia que pouco se expandiu. Mas com o estabelicimento de uma república controlada pela oligarquia de grandes proprietários agrícolas passou a ter uma política expancionista. No entretanto, esse rápido crescimento territorial