Roma Antiga
Roma A aldeia que virou Império A civilização romana se localizou na parte continental pela península Itálica e na parte insular pelas ilhas de Córsega, Sardenha e Sicília banhada pelos mares Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e Jônico. O povoamento se deu pelos indo europeus, por volta de 2000 a.C., na mesma época que se deu o povoamento da Grécia. Os principais povos foram:
a) Italiotas ou Itálicos b) Cartagineses c) Gregos d) Etruscos
Geografia e Povoamento
A fundação de Roma
Origem Mitológica Segundo essa versão Roma foi fundada entre 754 a.C. e 753 a.C., pelos irmãos Rômulo e Remo. Esses irmãos gêmeos foram fruto do relacionamento entre o Deus Marte e a mortal Réia Silvia. Após o parto eles foram abandonados e amamentados por uma loba, criados por um casal de pastores, quando adultos regressam às proximidades de Roma fundando a tal cidade.
A fundação de Roma
Origem Histórica Segundo os historiadores Roma se originou de algumas aldeias de pastores que se uniram [1] para se proteger da invasão de outros povos, a principal atividade econômica era a criação de ovelhas [2] . [1] A união se deu na planície do Lácio (ou do latium) origem do termo latim. [2] A palavra pecuária vem de pecus, nome latino para ovelha.
A Roma Monárquica (753 – 509 a.C.)
Estrutura social a)Patrícios: donos das terras romanas, que originou a aristocracia patrícia, a elite rural e política. Originalmente os descendentes diretos do pater famílias. b)Clientes: dependentes dos patrícios, em troca de proteção eles cuidavam e trabalhavam para os patrícios. c)Plebeus: possivelmente se originaram dos parentes mais distantes do pater familias e dos povos dominados por Roma, eram camponeses e artesãos, não tinham nenhum direito político, porém, a grande maioria da população. A Roma Monárquica (753 – 509 a.C.)
Estrutura Política