roma antiga
DE
HISTÓRIA
*IDENTIFICAÇÃO
Colégio Estadual Celina Saraiva
Data: 25/04/2014
Série : 1º ano Clín B
Turno : Matutino
Professor : Rodrigo
Alunas : Eduarda Oliveira , Estefhany , Grace Kelly,Laura Ohanna, Lorrana Neves, Stella Figueredo .
Assunto : Medicina e Saúde da Roma Antiga.
A Medicina Romana
O receituário primitivo dos romanos fez largo uso de ervas (a medicina era uma verdadeira scientia herbarum) de mistura de inúmeras práticas e fórmulas supersticiosas. O ensino da Medicina
Os conhecimentos médicos dos egípcios conservaram, na época romana, seu milenar prestígio. Alexandria era grande centro de medicina e os que lá haviam estudado gozavam de prestígio. Na cidade fundada por Alexandre estudava-se Anatomia por meio de dissecação de cadáveres. Tertuliano e S. Agostinho, apoiados no testemunho de Celso, acusaram a escola de Alexandria de prática de vivisseção em criaturas humanas.
Em Roma, entre os professores de medicina dignos de nota, figura o grego Asclepíades, que fundou, na capital, uma escola de medicina. Asclepíades criticava os que, baseados em Hipócrates, confiavam na "vis medicatrix nature" (força curativa da natureza), e acentuava a necessidade de medidas atuantes para que o processo curativo se desenvolvesse cito, tuto, iucunde (com rapidez, com segurança e favoravelmente). As escolas eram constituídas, primitivamente, pelo mestre, e os discípulos que o cercavam e o acompanhavam nas visitas aos enfermos. Os imperadores foram, cada vez mais, demonstrando interesse pelos ensinos médicos e fizeram construir salas especiais (auditoria).
Literatura Médica
Passemos a anotar alguns nomes de famosos médicos e autores de obras de medicina da Antigüidade Romana.
Celso (ou Aurelius Cornelius Celsus), autor da obra De re medica, escrita pelo ano 30 de nossa Era. Seu tratado está dividido em oito livros e abrange os seguintes assuntos: