roma antiga
1.Unicamp - Os princípios do cristianismo chocaram-se com os valores romanos, em especial a partir do momento em que os imperadores passaram a ser vistos como divindades. Entre os séculos I e III, as perseguições aos cristãos foram constantes.
a) Cite três características do cristianismo naquele período
.b) Explique por que os princípios cristãos eram uma ameaça ao poder político dos imperadores romanos
2 - UNESP- Os romanos davam aos fenícios o nome de "puni". Cartago, antiga colônia fenícia, teve que enfrentar Roma numa série de guerras que duraram, com longos intervalos de trégua, mais de um século(264-146 aC). Esclareça o grande motivo da rivalidade crescente entre as duas cidades e indique a principal decorrência para Cartago ao final da terceira guerra púnica
3 - (PISM/2004)
Leia, com atenção, o trecho abaixo, a respeito do período da República em Roma .O antagonismo decisivo na sociedade romana do século V a. C. não era entre homens livres e escravos, mas. Entre grupos de cidadãos juridicamente livres. De um lado, estavam os elementos de uma aristocracia. Fundiária e, de outro, indivíduos, geralmente numa condição econômica inferior, que tinham seus direitos. Políticos limitados. Aos poucos, este segundo grupo alcançou importantes conquistas em diversos setores. Agora, faça o que se pede
:a) Identifique os DOIS grupos sociais em conflito.
b) Leia novamente:³... este segundo grupo alcançou importantes conquistas em diversos setores´.Com base em seus conhecimentos, identifique e comente DUAS dessas conquistas.
4–(UNIFOR-CE) Após as guerras de conquistas, Roma de uma pequena cidade-Estado fundada por Rômulo segundo a lenda, se tornou um dos maiores territórios e Impérios de todos os tempos. Sobre as conseqüências das guerras para o povo romano foi criada a “Política do pão e circo” - explique o que era essa política e o contexto de sua criação.
5. UNICAMP - “Os cristãos