roma antiga
Na Itália havia várias divisões de regiões que eram habitadas por diferentes povos. Em uma dessas regiões, foi fundada Roma. Essa cidade se tornaria muito poderosa, ia expandir seus domínios , se tornaria um vasto Império e controlaria o mundo antigo.
ECONOMIA
A agricultura e a pecuária foram as atividades económicas que desempenharam, durante muito tempo, um papel muito importante na economia romana – 90% da população vivia no campo. Os mais ricos possuíam grandes propriedades agrícolas - latifúndios, cultivadas por escravos com trigo, a vinha e a oliveira. Os escravos ocupavam-se com outras atividades produtivas, tornando-os indispensáveis para a economia e vida romana.
Conforme crescia, Roma abandonava aos poucos o campo e passava cada vez mais a se urbanizar, e quanto mais crescia mais luxuosa se tornava, e mais carente se tornava da importação e da exportação. Os romanos viviam basicamente nas cidades, então a produção de alimentos acabou sendo prejudicada, a solução encontrada pelos romanos foi cobrar alimentos como forma de impostos dos povos dominados. Os egípcios, por exemplo, enviam de tempos em tempos grandes quantidades de cereais para Roma, como pagamento de impostos.
Além de alimentos, Roma recebia também artigos de luxo, como por exemplo, tapetes, estátuas, vasos, joias e etc.
Esses artigos eram muito procurados em Roma, e eram indispensáveis às casas romanas. Conforme o Império crescia, Roma recebia mais e mais artigos, desde pérolas a elefantes, e se tornava cada vez mais opulenta e poderosa, dependente dos povos que dominava.
SOCIEDADE
A sociedade romana se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas. Esta sociedade era estática, pois possuía pouca