recalque na escola
Jose Aparecido Mendes – Acadêmico
Juliana Vilas Boas - Professora
Qual é o efeito de uma ação recalcada na educação?
Educar é reprimir determinados comportamentos. Portanto não há educação sem recalques. A repressão está nas relações familiares, nas relações escolares, nas relações de amizades e convívios sociais distintos. Reprimir desejos está relacionado ao convívio com o outro e destes a busca pela harmonia e felicidade.
O que cabe neste contexto e pensar a educação escolar. Diante disto, pensar a atuação do professor no seu ambiente de trabalho e nas relações educativas que lhe confere. O professor, ao entrar em cena na vida da criança, tem diante de si um individuo cujos traços fundamentais do Ego já estão sedimentados, ao se tratar de um professor de crianças do Ensino Fundamental e médio. Todas as vivencias e os seus conflitos edipianos da criança já se encontram no consciente e inconsciente quando chegam na escola. Recalcamentos e repressões, mecanismos de defesa do Ego e de ocultamento de desejos já fazem parte da sua personalidade. O professor não constrói a personalidade de seu aluno. Ele pode sim agir de modo a não agravar tendências negativas no caráter do educando. Uma criança que possua auto imagem excessivamente negativa, um jovem obcecado pela ordem e pela disciplina, um aluno que agride desmesuradamente as autoridades, são exemplos de casos que muitas vezes, obtém a confirmação de suas tendências nas atitudes do professor.
Orientado pelo conhecimento da psicanálise, o professor pode conhecer e compreender o que se passa com seu aluno nas suas diferentes fases do seu desenvolvimento, o modo como sua libido se manifesta, os conflitos pelos quais atravessa e as angustias das quais está sendo vitima. Sendo assim, estes conhecimentos lhe coloca á frente dos demais, pois, tem em mãos referenciais que lhe fornece um panorama sobre a vida psíquica da criança e do adolescente. Desta forma, pode agir para não agravar certas