roma antiga
HELIO ALVES DA SILVA1
Começo esta minha dissertação referente ao tema mencionado a cima dando abertura sobre o começo do texto: OS TEMPOS MODERNOS: DO HISTORIADOR DE CORTE AO ERUDITO.
Temos a partir do século XV uma mudança de comportamento e de entendimento entre os homens daquela época, sabendo que a tradição historiográfica medieval, explicita na escrita de crônicas, havendo a busca pela construção de relatos coerentes, sem preocupação erudita, mas que sirvam de instrumentos de preservação do orgulho nacional.
Podemos relatar aqui alguns fatores de laicidade desta época de transformação que levou ao um novo viver RENASCIMENTO, no século XVl , no contexto renascentista, promove renovação intelectual, favorecendo o pensamento histórico Francês, tanto na reflexão sobre a história quanto na elaboração de um método critico erudito, para um publico pertencente à burguesia parlamentar, que buscam na história argumentos que possam ser utilizados como fundamentação de suas convicções políticas e nacionalista.
Robert Gaguin ( 1433-1501) é um precursor do espírito do renascimento ele escreve em latim por vontade de universalismo. Almeja ver restaurada a grande tradição histórica da antiguidade ao buscar uma coerência desde a idade média até o século XVl tendo suas escritas de uma forma elegante a moda dos italianos, história da frança em compilação as fontes tradicionais.
No século XV e XVl a Europa foi marcada por grandes navegações foi a época onde os dogmas da igreja católica começaram a ruir Grandes descobertas feitas por navegadores e cientistas botaram fim na ideia em que a terra era redonda .Então a Espanha grande potencia desse periodo iniciou a colonização das Américas com o intuito de adquirir especiarias, e ouro e prata para revender a Europa e ao Oriente Médio.
O renascimento foi um movimento